05/07/2018 às 11:17 EM
Meio Ambiente

Pequenos Produtores Rurais de Santa Isabel Aprendem a Cultivar Hortaliças em Canos, Gastando Pouca Água

Na quarta-feira (27), 16 pequenos produtores rurais do município de Santa Isabel concluíram o curso de cultivo de hortaliças com o uso da hidroponia. O curso teve duração de 3 dias, com 8 horas diárias de aprendizado prático.

Foi ensinada aos alunos a técnica de cultivar alface, agrião e outras hortaliças folhosas em canos, em paredes e espaços verticais, gastando pouquíssima água.

Hidroponia é o nome dado a um sistema de cultivo de plantas caracterizado por não precisar do solo. As raízes das plantas ficam dentro da água. Soluções fertilizantes são adicionadas à água para alimentar as plantas, que são colocadas em canos, hidratados diariamente, sem nenhum contato com o chão.

O curso, totalmente gratuito aos alunos,  foi ministrado pelo instrutor do Senar, Ricardo Pereira, numa parceria que envolve ainda a prefeitura municipal de Santa Isabel e o Sindicato Rural de Ceres. A realização do curso de hidroponia aconteceu na chácara do “Seu Nonô”, no Assentamento Nova Aurora.

O produtor Geraldo Gomes Pinto foi um dos 16 alunos do curso. “Falei até para a minha esposa, que mesmo que não trabalharmos com essa técnica para comércio, já vale muito, por termos hortaliças saudáveis em casa e sem gastar quase nada de água e de espaço”, disse. “A pouca água que usamos no processo é reutilizada, gerando um consumo sustentável”.

“Qualificação é tudo hoje em dia no mercado de trabalho. Estamos levando esse curso para o pessoal da agricultura familiar, para que eles possam aprimorar o conhecimento e gerar mais renda para suas propriedades. E o melhor: fazendo isso de um modo sustentável”, destacou a prefeita Cássia Dourado, que fez questão de acompanhar de perto o desenvolvimento do curso.