Região do Vale do São Patrício, a população estimada pelo IBGE em 2010 era de 3.680 habitantes e a área é de 17 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,34 hab/km².
Seus limites são São Luís do Norte a norte, Goianésia a leste, Jaraguá a sudeste, Rianápolis a sul, Rialma a oeste e Nova Glória a noroeste.
O povoamento de Santa Isabel teve início por volta de 1947, quando José Camelo de Faria, alcunhado ″José Cearense″, procedente de Castrinópolis — Jaraguá, adquiriu parte da fazenda Terra Branca, estabelecendo-se ali com sua família.
Posteriormente, vieram várias famílias, procedentes de Minas Gerais e Bahia, atraídas pela fertilidade das terras e pelas notícias da promissora região, formando-se o lugarejo voltado para a exploração da agropecuária.
Em 1949, já com vários estabelecimentos comerciais, José Camelo de Faria procedeu ao loteamento de parte de suas terras para a fundação do povoado que recebeu o nome de ″Santa Isabel″, em homenagem à esposa do fundador e à padroeira local.
Mais tarde deu-se nova doação para edificação da Igreja Católica de Santa Isabel. E, em 16 de novembro de 1960, o povoado passou à condição de distrito, através da Lei Municipal nº 21, integrando o Município de Jaraguá.
Depois de vários movimentos em prol da emancipação, através de abaixo-assinados com centenas de eleitores, o distrito alcançou sua autonomia político-administrativa, pela Lei Estadual nº 9187, de 14 de maio de 1982, instalado oficialmente em 1º de fevereiro de 1983.